#142 – Envie seu nome para Marte e garanta uma passagem para o planeta vermelho

Iniciativa da NASA vai gravar milhares de nomes em um chip e promete levá-lo para Marte junto ao rover da próxima missão, prevista para 2026.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2021
🕑 Tempo de leitura: 2 min

Compartilhar atalho.xyz


Como de praxe, toda sexta-feira trazemos um site divertido, curioso ou interessante para descontrair. Afinal de contas, #sextou! 🎉


Já que você ainda não pode comprar um pacote de viagem da CVC para Marte, que tal enviar pelo menos o seu nome para dar uma voltinha no planeta vermelho?

O Send Your Name to Mars é uma iniciativa da NASA que promete registrar milhares de nomes em um microchip e acoplá-lo ao rover que será enviado para terras marcianas na próxima missão da agência espacial, prevista para 2026.

O projeto não é exatamente uma novidade. O Perseverance, rover que pousou em marte há alguns dias, já levou consigo um chip contendo cerca de 10 milhões de nomes de pessoas que haviam se cadastrado no site da NASA.

Chip contendo mais de 10 milhões de nomes foi acoplado ao Perseverance. Foto: NASA

Então, se você perdeu o ônibus e não teve seu nome levado a Marte pelo Perseverance, dá para se adiantar e deixar tudo pronto para a viagem de 2026.

Para se inscrever, basta acessar o site do Send Your Name to Mars e preencher seu nome e sobrenome. O mais divertido é que é gerada uma passagem em PDF, que pode ser impressa e compartilhada. A criançada (que mora em mim e em você) vai adorar!

E aí, partiu Marte?

Acessar Send Your Name to Mars

Semana que vem tem mais! ✌️


Você também vai gostar…


😃 A atalho.xyz tem sido útil para você? Compartilhe-a e ajude a comunidade a crescer.

#141 – Ferramenta gratuita permite explicar ideias complexas por meio de experiências interativas

Causas e efeitos em um sistema podem ser facilmente elucidadas por meio dessa ferramenta open source.

Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
🕑 Tempo de leitura: 2 min

Compartilhar atalho.xyz


Ok, você pensou em uma solução para um problema complexo, que envolve diversas causas e consequências dentro de um sistema (pode ser uma empresa, um processo ou uma aplicação de software).

Qual é a melhor forma de explicar essa solução para seus colegas e tornar claros todos os impactos?

O Loopy é uma ferramenta open source que permite transformar conceitos complexos em uma experiência interativa.

Hum… mas como assim?

Vamos usar como exemplo o loop de hábitos explorado no livro O Poder do Hábito.

Nesse livro, o autor explora o conceito de que gatilhos (ex. separar a roupa da academia antes de ir dormir) criam rotinas (ex. acordar cedo para ir treinar), que geram recompensas (ex. endorfina e um dia mais produtivo) que, por sua vez, tornam gatilhos mais eficazes e assim por diante, em um sistema de causa e efeito que está totalmente interligado.

No Loopy, você cria os atores desse sistema, relacionando o impacto que cada um desses atores tem sobre o outro. Ao definir algumas regras de impacto, você torna a experiência interativa e é possível “testar” alguns efeitos do aumento ou diminuição de um desses atores sobre todo os sistema.

A ferramenta pode ser útil tanto para explicações de conceitos acadêmicos quanto para mudanças operacionais e estratégicas de empresas. O ciclo criado pode ser salvo, compartilhado e inclusive disponibilizado como embed dentro de um site.

O céu é o limite para a usar o Loopy!

Acessar Loopy

Amanhã tem mais! ✌️


Você também vai gostar…


😃 A atalho.xyz tem sido útil para você? Compartilhe-a e ajude a comunidade a crescer.

#141 – A forma mais fácil de gerar QR Codes no Google Chrome

Funcionalidade permite criar um QR Code para acessar qualquer URL e está disponível na versão mais recente do navegador.

Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
🕑 Tempo de leitura: 1 min

Compartilhar atalho.xyz


Que tal gerar um QR Code para ter fácil acesso a qualquer URL? Em sua versão mais recente (88), o Google Chrome traz essa funcionalidade diretamente na barra de endereços.

🖥️ No Desktop

  1. Selecione a barra de endereços (se quiser usar um atalho: Command + L, no Mac, ou Ctrl + L, no Windows);

  2. Clique no ícone com quatro quadradinhos.

📱 No Mobile

  1. Selecione "Compartilhar”;

  2. Escolha a opção “Código QR”.

Imediatamente, é gerado um QR Code que dá acesso à URL (pode ser um site, imagem, vídeo etc.) e você pode baixá-lo. De quebra, o QR Code vem personalizado com o dinossaurinho que é o “mascote” do Chrome 🤗

Essa funcionalidade já estava disponível em versões anteriores, mas era necessário ativá-la por meio de algumas configurações escondidas (flags). A partir da versão 88, a mais recente, a funcionalidade vem habilitada por padrão.

Amanhã tem mais! ✌️


Você também vai gostar…


😃 A atalho.xyz tem sido útil para você? Compartilhe-a e ajude a comunidade a crescer.

#140 – Ferramenta gratuita para criar padrões (patterns) personalizados

Precisa de um fundo divertido para sites, posts do Insta ou qualquer peça gráfica? Criar seus próprios patterns é molezinha.

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
🕑 Tempo de leitura: 30s

Compartilhar atalho.xyz


Designers e não-designers, essa dica vale um fav:

Quando precisar de um fundo maneiro para usar em um site ou em qualquer arte gráfica, o Doodad Pattern Generator é uma boa pedida.

Esta ferramenta online gratuita permite criar seus próprios padrões (patterns). Você é livre para definir diversos aspectos, como como cor dos elementos, tamanho, espessura das linhas, rotação e tipo de padrão.

E quando seu pattern estiver pronto, você pode exportá-lo em PNG, JPEG, SVG ou ainda em CSS. ⭐

Acessar Doodad Pattern Generator

Amanhã tem mais! ✌️


Você também vai gostar…


😃 A atalho.xyz tem sido útil para você? Compartilhe-a e ajude a comunidade a crescer.

#139 – Como fazer um gráfico de barras animado (bar chart race) em 2 minutos e surpreender seu chefe 😎

Ferramenta open source transforma dados de um CSV em um gráfico de barras animado.

Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
🕑 Tempo de leitura: 2 min

Começamos a semana com novidades: a atalho está de carinha nova! Afinal, já são mais de 600 leitores 😱 então, aos poucos, vamos arrumando a casa.

Obrigada por acompanhar a atalho e fazer parte desta jornada!

Compartilhar atalho.xyz


Mais importante do que os dados em si é o tal do storytelling – em bom português: a história que você conta a partir desses números.

Você já deve ter visto por aí reportagens e artigos que usam gráficos de barra animados (bar chart race) para contar sua história de uma forma mais envolvente. Afinal, nada como uma animação para mostrar como os dados mudaram ao longo do tempo.

Para montar um gráfico assim não é preciso ter um conhecimento avançado. Usando a bar chart race generator você consegue transformar dados de um arquivo CSV em gráfico animado em menos de 2 minutos.

Com esta ferramenta open source, você pode definir a duração da animação, número de barras mostrado e título. Feito isso, o gráfico estará pronto!

Um ponto contra que precisa ser mencionado é que o bar chart race generator ainda não oferece possibilidade de exportar o gráfico. Entretanto, isso pode ser facilmente contornado com uma ferramenta para gravar a tela, como o Loom (que permite, inclusive, exportar para GIF) ou a própria ferramenta nativa do Windows ou Mac.

E aí, pronto para impressionar seu chefe? 😎

Acessar bar chart race generator

Amanhã tem mais! ✌️


Você também vai gostar…


😃 A atalho.xyz tem sido útil para você? Compartilhe-a e ajude a comunidade a crescer.

Loading more posts…