#133 – A extensão fundamental para quem costuma abrir zilhões de abas no Google Chrome está de volta – ou quase isso

Extensão é uma cópia do The Great Suspender, porém sem o adicional de código malicioso.

Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
🕑 Tempo de leitura: 2 min

Compartilhar atalho.xyz


No fim da semana passada, recebi alguns emails de leitores (obrigada, Victor, Estelita e Pedro!) comentando a respeito do caso da extensão do Chrome The Great Suspender, sobre a qual falamos em nossa edição #87, que foi removida da Chrome Web Store por conter códigos maliciosos em sua versão mais recente 😳

A extensão tinha o objetivo de “suspender” automaticamente abas que não estivessem sendo usadas no navegador, a fim de diminuir o consumo de memória, e era usada por milhares de pessoas há anos.

O resumo da ópera é que a extensão teria sido vendida e começaram a surgir algumas suspeitas envolvendo a presença de malware no código. Pois bem, na semana passada, a Google tomou a decisão de remover a extensão de sua loja.

E agora, como fica o consumo de memória com as zilhões de abas que você deixa aberta no Chrome?

Um desenvolvedor abençoado fez uma cópia do código do The Great Suspender e removeu todo e qualquer código suspeito, voltando a extensão à versão que estava disponível antes da mudança de dono. Essa cópia se chama The Marvellous Suspender e pode ser encontrada na Chrome Web Store 🎉

O funcionamento é idêntico ao The Great Suspender (exceto o malware rs…) Nas configurações, você pode definir um tempo a partir do qual a aba é automaticamente suspensa, além de adicionar atalhos para suspender/re-ativar abas e informar sites que são exceção ao comportamento de suspensão.

Acessar The Marvellous Suspender

Amanhã tem mais! ✌️


Você também vai gostar…


😃 A atalho.xyz tem sido útil para você? Compartilhe-a e ajude a comunidade a crescer.