#139 – Como fazer um gráfico de barras animado (bar chart race) em 2 minutos e surpreender seu chefe 😎

Ferramenta open source transforma dados de um CSV em um gráfico de barras animado.

Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
🕑 Tempo de leitura: 2 min

Começamos a semana com novidades: a atalho está de carinha nova! Afinal, já são mais de 600 leitores 😱 então, aos poucos, vamos arrumando a casa.

Obrigada por acompanhar a atalho e fazer parte desta jornada!

Compartilhar atalho.xyz


Mais importante do que os dados em si é o tal do storytelling – em bom português: a história que você conta a partir desses números.

Você já deve ter visto por aí reportagens e artigos que usam gráficos de barra animados (bar chart race) para contar sua história de uma forma mais envolvente. Afinal, nada como uma animação para mostrar como os dados mudaram ao longo do tempo.

Para montar um gráfico assim não é preciso ter um conhecimento avançado. Usando a bar chart race generator você consegue transformar dados de um arquivo CSV em gráfico animado em menos de 2 minutos.

Com esta ferramenta open source, você pode definir a duração da animação, número de barras mostrado e título. Feito isso, o gráfico estará pronto!

Um ponto contra que precisa ser mencionado é que o bar chart race generator ainda não oferece possibilidade de exportar o gráfico. Entretanto, isso pode ser facilmente contornado com uma ferramenta para gravar a tela, como o Loom (que permite, inclusive, exportar para GIF) ou a própria ferramenta nativa do Windows ou Mac.

E aí, pronto para impressionar seu chefe? 😎

Acessar bar chart race generator

Amanhã tem mais! ✌️


Você também vai gostar…


😃 A atalho.xyz tem sido útil para você? Compartilhe-a e ajude a comunidade a crescer.