#202 – A alternativa inteligente ao Google Tradutor

Serviço gratuito usa deep learning para entregar traduções mais precisas, em linguagem natural.

Quinta-feira, 27 de maio de 2021 
🕑 Tempo de leitura: 2 min

Uma coisa é você pegar um dicionário e traduzir palavra por palavra de um texto. Outra coisa é jogar esse texto no Google Tradutor. Sabemos: a tradução literal costuma ser péssima.

Mas dá pra superar o Google Tradutor? O DeepL é um serviço de tradução que utiliza o chamado deep learning, um tipo de machine learning que treina o computador para aprender a realizar uma tarefa através do reconhecimento de determinados padrões. Isso permite, por exemplo, levar em conta o contexto de um parágrafo para escolher a melhor tradução para uma determinada palavra.

Os fundadores do DeepL já tinham um histórico com línguas. Anos antes, eles fundaram o Linguee, um (excelente) dicionário online que traz várias opções de tradução de termos a partir de trechos de textos coletados da internet. Com isso, o próprio usuário pode identificar quais traduções melhor se aplicam a depender de um contexto.

E é usando todo esse material do Linguee como base, além da arquitetura de rede neural artificial, que o DeepL consegue fornecer traduções bastante precisas mesmo nas estruturas de frases mais complexas.

Embora não ofereça tantas opções de idiomas quanto o Google Translator, o DeepL traz línguas como inglês, português, alemão, francês, chinês, polonês, grego, russo, italiano e espanhol.

O serviço pode ser acessado diretamente pelo navegador ou pelo app – disponível para Mac ou Windows, em versões gratuitas.

Essa super dica foi do Mathieu Le Roux. Merci, Mathieu!

Acessar DeepL

Amanhã tem mais ✌️


Gostou da dica? Apoie esta newsletter:
☕ Clique aqui para me pagar um café, ou
✉️ Compartilhe a atalho e ajude a comunidade a crescer 👇

Compartilhar atalho.xyz


Você também vai gostar…